Na terceira aula os bolsistas Jonas dos Santos e Eduardo Alimena  começamos a aula com a produção  do vídeo “Igualdade Social”, para que eles refletissem e dialogassem com o texto "Flicts" de Ziraldo. Perguntamos para os educandos o que eles sabem sobre resumo, tema e ideia principal? Quais
suas funções? Já leram algum texto sobre resumo? Na biblioteca de sua escola há
referência bibliográfica sobre o assunto e na internet você já pesquisou? A
resposta se dará entre diálogos entre os alunos (Machado, 2004). Explicamos através de slides o que são tema e ideia principal, fazendo a diferenciação entre esses termos
(Solé, 1998). Após, auxiliamos os alunos na identificação do tema e das ideias principais em textos que foi entregue a eles e solicitamos para os alunos a escrita em uma folha almaço do conceito de tema e ideia
principal. Para então, começarmos a explorar
o gênero resumo (Machado, 2004), auxiliando os educandos na realização de um
resumo. Distribuindo folhas com exemplos de diferentes situações de produções de resumos para os
alunos e fazer perguntas referentes aos textos, como: quem é o destinatário? local
onde o texto circulará? Objetivo do autor do resumo; iremos respondê-las
coletivamente com os alunos. Ao final, pedimos para eles que de acordo com o que vimos (tema e ideia principal) efetuem um
resumo dos textos que foram entregue a eles.
Os alunos retirando a ideia principal e o tema da notícia que desenvolvemos com eles.
Os bolsistas ID Jonas e Eduardo em todo momento auxiliavam os alunos, juntamente com a ajuda do supervisor Marcelo Duarte
A felicidade estampada em seus rosto por estarem conseguindo desenvolver a atividade.
As alunas concentradas realizando a atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário