No segundo dia de aula, os bolsistas ID Eduardo Alimena e Jonas dos Santos retomaram o texto “Flicts” de Ziraldo lido no último encontro para escutar/conhecer as
opiniões pré-formuladas dos alunos. Preparamos os alunos para um debate (Dolz & Schneuwly, 1998),
perguntando se eles sabem o que é um debate, já visualizaram ou ouviram um. Também abordamos em slides a construção composicional, o estilo, o conteúdo temático, a
funcionalidade e a intencionalidade do gênero debate (Marcuschi, s.d). Para que pudéssemos dar continuidade em nossa atividade, passamos o vídeo “Igualdade Social” retirado do youtube, e após dividimos os alunos em 2 grupos, para ser feito um sorteio abordando os temas propostos
nos textos “Flicts” de Ziraldo e no vídeo “Igualdade Social”. Foi feitas então perguntas sobre o tema sorteado, e o grupo que soubesse a resposta deveria se
manifestar primeiro, aquele que responder corretamente será pontuado (tendo um
minuto para responder). Se a resposta não estivesse correta passaríamos a vez para
o grupo adversário. Foi penalizado com uma prenda escolhida por sorteio, o
grupo que errar mais de duas questões. Finalizamos
a atividade com a música "O que é, o que é?"
de Gonzaguinha, que reflete sobre a igualdade social. Para refletirmos sobre nossas aulas  demos para os alunos um cartão onde, neste, avaliaram a
aula em: ótima, Boa, Razoável ou Ruim, contendo espaço para sugestões.
Vídeo passado para fazermos um link com o texto "Flicts" de Ziraldo
No final da aula montamos um debate, e também foi realizada algumas perguntas para os grupos que foram divididos responderem
As cenas passadas no vídeos fizeram com que os jovens refletissem sobre os direitos humanos que todos deveriam ter.
Levantamos reflexões com os alunos sobre as temáticas (diferenças sociais, valores e direitos humanos), os alunos todos participativos.




Nenhum comentário:
Postar um comentário